Essas Mulheres – Jornal O Globo / Segundo Caderno

O Globo_26.12.2005

Jornal O Globo, Segundo Caderno – Segunda-feira, 26 de dezembro de 2005

OS MELHORES DE 2005 NA TELEVISÃO

Alma Gêmea”: A trama de Walcir Carrasco conquistou o público com o amor de outras vidas de Serena (Priscila Fantin) e Rafael (Eduardo Moscovis), transformando-se num fenômeno de Ibope para o horário: média de 40 pontos.

Essas Mulheres”: A segunda novela produzida pela Rede Record, inspirada em três obras de José de Alencar, deixou a emissora com o segundo lugar no Ibope, com médias de 14 pontos na audiência.

Hoje é dia de Maria”: A segunda temporada da microssérie de Luiz Fernando Carvalho (com Rodrigo Santoro como Chico Chicote) mostrou mais uma vez uma produção de alta qualidade. “Como em uma colheita, trabalhamos para devolver ao Brasil o fruto que o próprio povo semeou em meio à sua formação”, diz o diretor. “Os contos populares são essa semente”.

América”: A trama de Glória Perez começou patinando, mudou de diretor e acabou emplacando, batendo recordes de audiência.  O destaque foi para o casal Dinho e Neuta, formado por Murilo Rosa e Eliane Giardini. O público torceu para o romance da fazendeira com o peão. Os dois fizeram tanto sucesso que ofuscaram o par principal, Sol (Deborah Secco) e Tião (Murilo Benício).

O grande perdedor”: A gordinha aí ao lado é Andréia Dutra, a vencedora do reality show do SBT. Ela emagreceu 30 quilos e ganhou R$300 mil de prêmio. Apresentado por Sílvio Santos, o programa dos gordinhos mostrou o esforço dos participantes para perderem peso. Além de entreter, a competição alertou para que o público cuide de seu maior bem: a saúde.

“Floribella”: Com média de 5 pontos, a adaptação da argentina “Floricienta” terá continuação a partir de 23 de janeiro. “Voltamos à teledramaturgia pela porta da frente”, comemora Marcelo Parada, vice-presidente da Band.

Belíssima”: O autor Sílvio de Abreu prometeu um novela que misturasse melodrama, comédia e policial. E vem cumprindo à risca sua receita de sucesso. Sem contar que a história tem uma das vilãs mais atraentes dos últimos tempos, Bia Falcão, interpretada por Fernanda Montenegro. Isso tudo garante à “Belíssima”o destaque do ano, além de audiência média de 48 pontos. Pena que Bia vai ter que sair de cena em janeiro.

Chico Buarque: Os especiais com o cantor e compositor foram outro ponto alto da Band este ano.  Com uma hora e meia de duração cada, os programas tiveram locações como Rio, Paris e Roma.

Mad Maria”: A minissérie de Benedito Ruy Barbosa tocou num assunto pouco explorado: a construção da ferrovia Madeira-Mamoré. O elenco de estrelas, encabeçado por Fábio Assunção, prendeu a atenção do público.

Dráuzio Varella: Com a série “Filhos deste solo”, o médico discutiu a natalidade no país. “Escolho os temas tendo em vista aquilo que interessa à população”, diz ele.