Roda de Fogo

/ 1987

Visualize o texto do primeiro capítulo original (PDF)

Visualize o texto do segundo capítulo original (PDF)

Visualize o texto do terceiro capítulo original (PDF)

Visualize o texto do quarto capítulo original (PDF)

Visualize o texto do quinto capítulo original (PDF)

Visualize o texto do sexto capítulo original (PDF)

1986/87

A ideia básica de Roda de Fogo surgiu na Casa de Criação, da Globo. E eu criei a primeira sinopse. Como eu era um iniciante na TV – só tinha feito um trabalho, Roque Santeiro – foi chamado o Lauro César Muniz para assumir a novela. Sob o comando dele, fizemos algumas modificações na história. Mas os primeiros capítulos que o Lauro escreveu foram questionados pela direção da Globo, que então me pediu para tentar outro caminho. Eu retomei a minha sinopse original (ênfase no conflito pai x filho), e escrevi um novo bloco de dez capítulos, que agradou. Foi a partir deste bloco que desenvolvemos a novela. Os créditos que, de início, seriam “Novela de Lauro César Muniz, colaboração de Marcílio Moraes”, passaram para “Escrita por Marcilio Moraes e Lauro César Muniz, novela de Lauro César Muniz”.

Em vista da estreia de Roda de Fogo, dia 26 de abril, no Globoplay, revirei meus arquivos e encontrei o referido bloco de capítulos, que agora disponibilizo (os seis primeiros, depois posto os outros), é só clicar nos links. Escrevi no sufoco, porque a estreia já estava marcada e eu não podia errar. Foi uma verdadeira “prova de fogo” (aliás, o primeiro título cogitado) para mim: tinha que mostrar que sabia fazer.

Encontrei também os textos do primeiro bloco de capítulos escritos pelo Lauro e que não agradou à direção da Globo. Clicar no link indicado. Disponibilizo todo o conjunto, porque é um documento histórico. Raramente os interessados em dramaturgia de TV, historiadores, estudantes têm acesso a material como este, com a vantagem de, atualmente, poderem confrontar, no Globoplay, com o que foi gravado. Leiam. De repente, pode-se concluir que a decisão foi errada, que a novela teria sido melhor pelo caminho descartado

Visualize o texto da versão não aceita (Cap 01) (PDF)

Visualize o texto da versão não aceita (Cap 02) (PDF)

Visualize o texto da versão não aceita (Cap 03) (PDF)

Visualize o texto da versão não aceita (Cap 04) (PDF)

Visualize o texto da versão não aceita (Cap 05) (PDF)

Visualize o texto da versão não aceita (Cap 06) (PDF)

(Abaixo, nos conteúdos relacionados, lançamento e final da novela, na Revista da TEVÊ, do Globo).